segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Monark Brisa decada de 90.

Um belo olá a todos.
Fazem 4 meses desde a ultima postagem, 7 meses sem montar nenhuma bike , meu outro projeto esta tomando todo meu tempo livre e realmente estou apaixonado pelo que tenho feito, quem quiser conferir www.garage44.com.
Bom, consegui enfim terminar o motor do Gol GT e ele esta na funilaria no momento fazendo os últimos detalhes, fato que me deixa vago o tempo livre e como parado é uma coisa que não existe no meu vocabulário estou aqui com essa postagem realizando o sonho de uma grande amiga, um sonho que eu já deveria ter realizado a meses. Thais, eu tardo mas não falho, rs.
La vai uma breve historinha.
A Thais tinha uma Ceci da década de 80 nas piores, estava apenas com o quadro ,guidão e aros e ambos bem avariados, mesmo assim decidi montar em cima dessas peças, sem frufru, nada de frescura, peguei uma antiga bike dela bem judiada também e comecei a montar a ceci, sem pintura, sem meu cuidado de costume,até que em uma bela tarde minha vizinha, uma senhora chamada Idima passou em frente minha garagem e me viu montando a Ceci judiada para a Thais, depois de uma conversinha descobri que bem diante de meu alcance na garagem ao lado a senhora mantia uma Monark Brisa com pouquíssimo uso parada a muitos anos, conversa vai conversa vem, consegui a brisa para a Thais, o resto da história vem abaixo e vale mais do que mil palavras.

Esta brisa será 100% restaurada, sem nenhuma troca de peça, sem nenhuma pintura, sem piração em raiação ou adesivagem, é a primeira restauração completa que faço, vai ser um desafio deixar essa mocinha como saiu da fabrica, suas muitas partes de ferro como aros e guidão estão completamente enferrufadas, vai dar dó dos meus dedos, na verdade eles estão latejando e doendo um bocado enquanto escrevo agora.

A brisa, sofrendo pelo tempo sem cuidado, muita ferrugem principalmente nas partes cromadas, pintura bem queimada e suja. Esta toda travada, cubos, catraca , movimento central, freios.

Ferrugem, vo te mata.



E vamo que vamo. bye bye ferrugem dos aros.

Abracadabra, olhando aqui pronta até parece que foi facil.


Ferrugem do guidão , mesa e manetes.

Tchau tchau.

Ferraduras já restauradas.

Mesa restaurada.

Ficou uma belezura, ainda sem adesivagem.

Banco original, o banquinho confortavel viu.

Monark, para quem ficou curioso, o quadro primeiramente foi limpo com diesel e escova, depois lavado, depois lixado e depois polido, deu mais trabalho do que pintar, rs.

Esse não podia faltar.

O site não é mais esse. mas ...fica a lembrança, rs

Infelizmente não encontrei a cestinha original da Brisa.

Monark Brisa

*Monark Brisa decada de 90
Proprietária: Thais lopes
Oficina : Fenix Bikes
Mecânico: Cahuê Christini

12 comentários:

Erick Reis disse...

Tem algum cubo fixie ra vender?

Unknown disse...

Muito boa a restauraçao!
tenho uma tbem uma idêntica rosa e branca e tal , era da minha irma a 20 anos atrás , eu fiz algumas mudanças nela em relaçao a transmiçao , botei de rolimã.a unica coisa que restou de original foi a cor do quadro e o canote mais largo que os normais. rsrs . cara nakela epoca a bicicleta era soldada com solda de metal , encontrei lichando o quadro .
se quiser depois mando por email fotos dela como ficou .
ta de parabéns!
abraçs.

Leonardo disse...

Ficou demais!!
Tô refazendo uma brisa, tenho me inspirado em uma ceci que voce apresentou, tenho tambem uma monark 10 restaurada, uma caloi aluminun 100% original, e em breve duas paixões antigas: monareta e berlineta!
Parabens!!

Victor disse...

Ficou bonita. Como você retirou a ferrugem das peças?

CHACAL disse...

muito legal o eu blog!!!
amigão, pretendo restaurar uma monark barra circulas 87, do meu pai. Como faço para retirar o ferrugem da parte cromada, assim como vc fez nessa monark brisa?

Anônimo disse...

Amigo, acho muito bonito o trabalho de restauração de bicicletas antigas, ao contrario de reformar, que foge totalmente do original. Fiquei curioso em saber como você conseguiu voltar o cromado dos aros, pois estavam muito deteriorados, e agora estão impecáveis! estou impressionado. eu tenho uma monark brisa e uma monark 10, ambas com os aros de ferro cromado, a brisa está com bastante ferrugem, e não sei oque eu faço para voltar ao brilho perfeito como era quando novo. você poderia me mandar a dica de como você faz? ficarei muito agradecido. admiro o seu trabalho. fica meu email: gabriel.dell2@hotmail.com

Paulo Rhofman disse...

Ficou muito boa a restauração! Também tenho uma dessa entre tantas da minha coleção de bicicletas antigas.
Tenho também a cestinha original dessa brisa, se quiser posso presentear você. Meu prazer é ver essas magrelas antigas todas restauradas e rodando como nas décadas passadas.
Um abraço.

Unknown disse...

Tenho uma que estou restaurando ela é amarela e com todas as peças timbradas M***** paralamas brancos quadrados e se quiser possoamdar fotos... estou precisando do s olhos de gato traseiro e dianteiro

Marcos Eduardo disse...

mano eu quero uma monark ou caloi 10, vc vende? só reforma?

Unknown disse...

Lixou o garfo com qual lixa? Poderia comentar o que usou nos aros?

Flavia disse...

Tambem gostaria de saber. Comprei uma no brecho e quero restaurar. Ta toda original.

Anônimo disse...

Belo exemplar, parabéns